Webdesign

6 coisas a se fazer no design de um site

Às vezes, apenas aplicar os princípios do design e ficar atento a aparência da sua página pode não ser o suficiente para causar o engajamento do seu público e conquistar os tão desejados clientes. Aí você pode estar se perguntando como proceder então, certo? Calma que agora vou te dar 6 dicas para elaborar um layout de primeira página que converta mais. Vamos lá!

1. Adicione Botões de Ação no Cabeçalho

Não sei se cheguei a mencionar a nomenclatura de alguns elementos de design de site aqui, mas os botões de ação, ou “Call to Actions”, são ótimos para atrair a atenção do seu público para alguma interação que você deseja que ele execute.

Logo na primeira página do Supermetas você vê dois botões de ação: um explicando quem eu sou e outro apontando para o formulário de contato. Minha intenção com eles foi promover a interação imediata com meu público.

Uma sugestão que eu dou é: capriche no cabeçalho, mas fique atento ao seu público. Você pode colocar um slide com um convite para as informações mais importantes do seu site ou colocar apenas uma imagem com algum texto, como é o Supermetas. O primeiro caso é mais indicado para o usuário que for navegar com calma na página e o segundo para o usuário que deseja acessar informações de forma mais rápida.

2. Evite colocar links de redes sociais no topo do site

Não digo que seja totalmente errado fazer isso, mas a premissa de um site é fazer seu cliente consumir seu produto ou serviço no seu espaço. As redes sociais são indicadas para gerar relacionamento com potenciais clientes e atraí-los para sua página.

O melhor lugar para colocar suas redes sociais é no rodapé. Assim, seus usuários podem consumir seu conteúdo sem distrações.

3. Priorize os benefícios do seu serviço e/ou produto não as características

Falar sobreas características do que você quer vender é importante, mas falar sobre os benefícios é falar a língua do usuário, afinal, ele está na sua página para solucionar algum problema. Se você focar nas características, pode esquecer de provocar a emoção “era isso que eu procurava” no seu usuário. E tenho certeza de que você não quer isso!

Por exemplo, se você for vender um computador é interessante informar as características dele, por exemplo, “essa é uma máquina com o processador Core I7, 16gb de memória RAM, 1TB de HD” e outros detalhes técnicos.

No entanto, você pode convencer melhor dizendo: “este aparelho pode executar tarefas de forma mais eficiente e rápida, sem travamentos, além de armazenar uma infinidade de arquivos”.

Sentiu a diferença? Então coloque sempre as duas formas, mas não esqueça de caprichar na parte de descrição dos benefícios.

4. Mantenha a sobriedade da sua marca

Aqui o que quero dizer é para aplicar algumas técnicas de design que já mencionei aqui, principalmente o da repetição. O da repetição no sentido de explorar as cores e fontes da sua identidade visual.

A recomendação é usar até 4 cores para os elementos de layout da sua página, como em boxes, campos destacados, links e ícones. Isso vai manter a consistência da sua marca.

Quanto as fontes, uma coisa que gosto de fazer é utilizar uma fonte com algumas variações de peso. Por exemplo: para o design do Supermetas eu utilizo a Muli. Essa é uma fonte fornecida pelo Google Fonts e tem variações do light até o black. O contraste proporcionado pela aplicação de fontes de pesos diferentes dá uma aparência muito elegante à página.

5. Tenha um campo de captação de leads

Forneça materiais e informações extras para quem se inscrever no seu mailing. Usar o e-mail nunca saiu de moda, afinal, com ele que podemos nos cadastrar em diversos serviços na internet e ficar por dentro de novidades importantes dos nossos serviços prediletos.

6. Teste o desempenho do seu site no smartphone

Você está fazendo seu site e ele está estonteante pelo computador. Mas e pelo celular? Não deixe de averiguar como está a diagramação nos dispositivos móveis. Lembre-se que hoje 70% dos brasileiros já têm acesso à internet e destes, 97% também usam o smartphone como canal de acesso principal. Então, verifique a experiência de navegação do seu site nestes aparelhos também para cobrir todas as áreas.

E aí? Gostou dessas dicas? Deixa um comentário aqui ou nas minhas redes sociais.

Até mais! 😉

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

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