Acessibilidade web é o atributo que torna toda página na internet utilizável por qualquer pessoa, independente se ela possui alguma necessidade especial ou não. Há muito que a web se tornou a principal solução para diversas de nossas demandas, desde estudar até pagar as contas sem precisar enfrentar as filas. E a acessibilidade permite que essas facilidades estejam à disposição de todos.
Antigamente, incluir a acessibilidade na estrutura dos sites era um pouco mais trabalhosa e, por isso, muitos sites não disponibilizavam esse tipo de função na sua navegação. Mas hoje essa tarefa está muito mais simples e, por isso, hoje eu vou falar sobre 3 ferramentas que permitem ao seu site implementar essa característica inclusiva.
Hand Talk
É um serviço que traduz simultaneamente conteúdos em português para libras. Após instalada no site, seja ele um sistema gerenciador de conteúdo ou não, surge um botão azul alinhado à direita da janela com duas mãos sobrepostas. Quando este botão for clicado, uma janela se abre na página e é possível ver o Hugo, um personagem em 3D que traduz para libras todo o conteúdo do site.
Pelo que puder ver, parece ser um serviço pago, mas não consegui testar a ferramenta. Vou entrar em contato com a equipe da Hand Talk para esclarecer o assunto para você.
Accessibility by UserWay
Accessibility By UserWay é um plugin gratuito de acessibilidade para wordpress que permite o aprimoramento do conteúdo do site para usuários com necessidades especiais em relação a visão. Para acionar a funcionalidade, o usuário pode clicar em um botão que pode ficar em qualquer canto da página, pois sua posição e aparência pode ser definida pelo desenvolvedor do projeto. Aqui no Supermetas eu utilizo esse plugin e o posiciono no canto inferior direito. Ele também tem uma opção paga que serve para remover a marca da UserWay além de permitir a definição dos botões que devem aparecer no widget.
One Click Accessibility
É um outro plugin gratuito para wordpress que permite incluir mais acessibilidade à navegação de um site, contudo, ele oferece menos recursos que a ferramenta anterior. A vantagem é que ele é inteiramente gratuito e a implementação é super simples de ser realizada, bastando mudar as cores e textos dos botões de adaptação.
Existem outras sugestões de ferramentas que agregam acessibilidade ao seu site, mas citei as mais conhecidas e as com opções gratuitas. Se você tiver outras sugestões, pode comentar aqui neste post ou falar comigo pelas redes sociais, ok?
Bom… Até a próxima!
E obrigado pela sua participação! 😊