Webdesign

Contratar ou não um profissional para criar meu site?

Contratar um profissional para criar seu site é uma garantia de que seu projeto online será desenvolvido por um técnico. Ou seja, tem menos probabilidades de apresentar erros durante ou após a criação. Não quero dizer que seu site vai rodar todos os dias perfeitamente sem problemas, até porque todas as ferramentas digitais evoluem com uma velocidade absurda, mas um web designer, ou um programador, vai saber encontrar soluções mais eficientes para qualquer imprevisto.

“Ah, mas existem ferramentas, como criadores de sites, que permitem a qualquer um montar seus sites sozinho, mesmo que essa pessoa não tenha conhecimento técnico pra isso”.

De fato, existem. Mas você também já parou para analisar as vantagens e desvantagens de um site criado por um profissional e de um site elaborado em um criador de sites?

Criar um site com um criador de sites

Hoje existem muitos criadores de sites (WYSIWYG) espalhados pela internet. Eles são ferramentas que ajudam pessoas a montar seus sites por conta própria e, quase sempre, oferecem um período de avaliação ou uma conta gratuita limitada da plataforma. Para quem não tem recursos para investir na contratação de um profissional de desenvolvimento, esta é uma solução. No entanto, como tudo na vida, tal saída possui prós, como:

  • Não requer conhecimento técnico para ser operado;
  • Tem custo reduzido, visto que você desenvolve o site por conta própria;
  • A possibilidade de usar uma hospedagem gratuita.

E contras, como:

  • Tempo para aprender a criar com a ferramenta;
  • Seu site é dependente da plataforma, o que significa que, caso você queira mudar de serviço no futuro, deverá criar o site do zero;
  • As funções avançadas disponíveis são pagas;
  • Para garantir uma boa apresentação, é preciso conhecimento prévio de design, o que às vezes não é disponibilizado por essas plataformas.

Criar um site com um profissional ou uma agência

A princípio pode parecer caro o desenvolvimento do site dessa forma, mas essa seria uma análise superficial, pois consideraria apenas o preço. Na verdade, um site criado por um profissional é um investimento que deve ser analisado a longo prazo, pois, entre as vantagens estão:

  • A economia do seu tempo, que pode ser aproveitado para aperfeiçoar outras áreas da sua empresa;
  • A criação de um projeto amparado por um especialista ou por um grupo de desenvolvedores;
  • Você pode acompanhar o desenvolvimento, apontando o que você quer ou não, ou o que considera importante para seu público.

Contudo, entre as principais desvantagens podemos citar:

  • O custo que é bem mais elevado;
  • Caso seu site não tenha um sistema de gerenciamento de conteúdo, você deverá requisitar o auxílio do profissional que o desenvolveu sempre que for necessária uma atualização;

A partir desse artigo fica claro que a forma como você vai desenvolver seu site depende do quanto você dispõe para investir neste projeto. Uma dica importante é: tente imaginar como deve ser a experiência do seu cliente durante o acesso e navegação da sua página. Isso provavelmente te auxiliará a desenvolver soluções satisfatórias para sua demanda. Contudo, compreenda que contratar um profissional para criar seu site, em qualquer hipótese, é a melhor escolha para desenvolver seu projeto.

Gostou desse artigo? Tem alguma sugestão ou observação? Comenta aqui no post, envia uma mensagem pelo site ou interage comigo nas redes sociais, ok?

Até a próxima! 😊

Imagem Destacada: Freepik.com

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe um comentário

Posts Recentes

O Guia Divertido para Criar Seu Primeiro Site Sem Estresse

Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais

14/09/2023

A Importância do Profissional: Quando Colaborar para um Site Incrível

A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais

12/09/2023

Desvendando os Mistérios dos Sites One-Page: O Caminho para o Sucesso Online

Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais

07/09/2023

Este site utiliza cookies.