Neste artigo vou falar dos 4 princípios básicos do design. “Existem mais?” Sim, amiguinho. Existem! Então não seja preguiçoso e estude para se aperfeiçoar.
No iniciozinho da minha carreira, eu sabia muito da parte de programação HTML, CSS e Javascript, mas na parte criativa mesmo, ainda era bem cru. Quando comecei a ler sobre os princípios, minhas criações tiveram uma melhora considerável.
Neste artigo eu vou falar sobre 4 princípios que você pode observar nas peças publicitárias e, quem sabe, tentar replicar nas suas artes. Mas antes…
O que é design?
Design é projetar algo a fim de alcançar uma ou mais soluções para alguma necessidade. No caso de criação de sites, a intenção é oferecer serviços e/ou estabelecer uma presença online. Para tanto, o design dispõe de princípios com intuito de estruturar a comunicação do emissor da mensagem, no caso, o produtor de conteúdo.
Como já disse, existem outros princípios, mas, se baseando nestes 4 básicos, você já pode fazer uma comunicação muito mais assertiva.
Contraste
É a técnica que permite destacar elementos importantes de um layout através da diferenciação. Nas artes que eu veiculo nas redes sociais para o Supermetas, ou até mesmo para a comunicação dos meus clientes, eu gosto de aplicar o contraste às fontes.
Normalmente, eu escolho uma fonte que tenha pesos diferentes e vou alternando na peça, com o objetivo destacar uma informação que eu considere mais importante. Contudo, é importante frisar que este princípio não se restringe às fontes, mas pode ser explorado em cores, formas e qualquer elemento que você possa diferenciar na peça.
Proximidade
A função da proximidade é agrupar elementos que possuem uma relação entre si. Na diagramação uma técnica que mesclo com a do contraste é esta, aproximando um parágrafo a um título com uma fonte maior e pesada, por exemplo.
Alinhamento
Eu falo muito sobre esse princípio quando estou conversando com minha equipe. Trata-se de alinhar os elementos numa peça a fim de unificá-la. O alinhamento deve ser feito pelas laterais de cada elemento, como se todos eles fossem conectados por uma linha invisível. A aplicação de tal princípio garante uma aparência mais sofisticada a qualquer criação.
Repetição
Repetição, como o próprio nome diz, trata-se de aplicar mais de uma vez os mesmos elementos visuais numa peça. Por exemplo, nas criações para as mídias sociais do Supermetas, e inclusive aqui no site, eu repito as mesmas fontes e cores do logotipo. Isso estabelece unidade e constância à marca, além de facilitar a identificação do emissor da mensagem.
Bom… eu citei os princípios básicos do design de forma bem resumida e espero que você tenha entendido. Mas, caso você precise de mais informações, você pode deixar uma mensagem aqui neste post ou falar comigo pelas redes sociais. Seu feedback é importante para melhorar o conteúdo que eu passo para você.
Até a próxima! 😉
Sugestão de Leitura
Design para quem não é designer
Técnicas de Design para Empreendedores
Sugestões de Cursos
Design para Iniciantes – DG Essential
Design Gráfico para Empresários