Neste artigo vou falar dos 4 princípios básicos do design. “Existem mais?” Sim, amiguinho. Existem! Então não seja preguiçoso e estude para se aperfeiçoar.
No iniciozinho da minha carreira, eu sabia muito da parte de programação HTML, CSS e Javascript, mas na parte criativa mesmo, ainda era bem cru. Quando comecei a ler sobre os princípios, minhas criações tiveram uma melhora considerável.
Neste artigo eu vou falar sobre 4 princípios que você pode observar nas peças publicitárias e, quem sabe, tentar replicar nas suas artes. Mas antes…
Design é projetar algo a fim de alcançar uma ou mais soluções para alguma necessidade. No caso de criação de sites, a intenção é oferecer serviços e/ou estabelecer uma presença online. Para tanto, o design dispõe de princípios com intuito de estruturar a comunicação do emissor da mensagem, no caso, o produtor de conteúdo.
Como já disse, existem outros princípios, mas, se baseando nestes 4 básicos, você já pode fazer uma comunicação muito mais assertiva.
É a técnica que permite destacar elementos importantes de um layout através da diferenciação. Nas artes que eu veiculo nas redes sociais para o Supermetas, ou até mesmo para a comunicação dos meus clientes, eu gosto de aplicar o contraste às fontes.
Normalmente, eu escolho uma fonte que tenha pesos diferentes e vou alternando na peça, com o objetivo destacar uma informação que eu considere mais importante. Contudo, é importante frisar que este princípio não se restringe às fontes, mas pode ser explorado em cores, formas e qualquer elemento que você possa diferenciar na peça.
A função da proximidade é agrupar elementos que possuem uma relação entre si. Na diagramação uma técnica que mesclo com a do contraste é esta, aproximando um parágrafo a um título com uma fonte maior e pesada, por exemplo.
Eu falo muito sobre esse princípio quando estou conversando com minha equipe. Trata-se de alinhar os elementos numa peça a fim de unificá-la. O alinhamento deve ser feito pelas laterais de cada elemento, como se todos eles fossem conectados por uma linha invisível. A aplicação de tal princípio garante uma aparência mais sofisticada a qualquer criação.
Repetição, como o próprio nome diz, trata-se de aplicar mais de uma vez os mesmos elementos visuais numa peça. Por exemplo, nas criações para as mídias sociais do Supermetas, e inclusive aqui no site, eu repito as mesmas fontes e cores do logotipo. Isso estabelece unidade e constância à marca, além de facilitar a identificação do emissor da mensagem.
Bom… eu citei os princípios básicos do design de forma bem resumida e espero que você tenha entendido. Mas, caso você precise de mais informações, você pode deixar uma mensagem aqui neste post ou falar comigo pelas redes sociais. Seu feedback é importante para melhorar o conteúdo que eu passo para você.
Até a próxima! 😉
Sugestão de Leitura
Design para quem não é designer
Técnicas de Design para Empreendedores
Sugestões de Cursos
Design para Iniciantes – DG Essential
Design Gráfico para Empresários
Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais
A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais
Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário