Prós e contras de criar um site com hospedagem gratuita

Foto: Freepik.com

Eu sempre menciono aqui serviços gratuitos para sites, como ferramentas de criação, hospedagem gratuita de e-mails e outras soluções. Eu faço isso não é porque estou contra os profissionais da área (risos). Mas é mais como uma indicação de soluções para quem quer ter um site, mas não tem verba para investir. É possível? Sim! É mais difícil? Com certeza! E aqui no Supermetas eu trago entendimento para você saber como fazer isso por conta própria ou para acompanhar o trabalho de quem você contratou.

Mas, outra coisa que também sempre falo é que serviços gratuitos tem limitação e/ou condições. E hoje eu vou falar sobre hospedagem gratuita de sites. Apesar de ser uma solução, ela deve ser vista como temporária, pois:

  • Uma hospedagem gratuita muitas vezes vem acompanhada de publicidade indesejada nas suas páginas. Isso atrapalha a experiência do seu usuário e pode prejudicar a imagem da sua empresa;
  • Apresenta limitação de recursos, seja de tráfego, espaço em disco ou contas de e-mails. Não que todas as empresas precisem de muitos atributos no servidor para terem seus sites operando, mas a contratação desse serviço garante uma navegação mais fluída para seus clientes;
  • Se você não tiver um domínio próprio, fica sob a marca de outro domínio, como um subdomínio. Isso também não é bom para sua marca.

Então analise bem antes de optar por usar uma hospedagem gratuita para seu site. O que parece ser uma economia para você hoje, pode sair caro para sua empresa no futuro.

Gostou do artigo? Tem alguma sugestão para outros textos? Comenta aqui ou me manda uma mensagem nas redes sociais. 😊

Imagem destacada: Freepik.com

Klayton Georgio: Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.
Deixe um comentário

Este site utiliza cookies.