Conhecer as principais classificações de site disponíveis é o caminho mais rápido para criar o seu. E você não precisa ter conhecimento técnico para saber a melhor solução para o seu negócio. Por isso, eu vou explicar as principais classificações de acordo com elaboração da estrutura de dados (estático e dinâmico) e a forma de entrega de conteúdo para o usuário de acordo com o dispositivo utilizado (mobile ou responsivo). Confira!
Site Estático
Um site estático é aquele que não utiliza banco de dados ou precisa de uma linguagem de programação para ser criado. Sites feitos sob esta classificação geralmente usam HTML, CSS e Javascript e utilizam recursos dos navegadores dos visitantes para serem executados. Isso significa mais desempenho e menor custo para hospedagem, pois depende menos de requisições do servidor.
Estes sites são indicados para páginas que possuem poucas atualizações, como sites institucionais, hotsites, sites one page e currículos online.
Vantagens
- São mais rápidos;
- Exigem menos do servidor;
- Mais desempenho.
Desvantagens
- Para atualização precisam do auxílio de um profissional;
- Não usar banco de dados pode deixar os processos de atualização mais demorados;
- É mais difícil de ranquear nos sistemas de busca devido à pouca adição de conteúdo.
Site Dinâmico
Um site dinâmico é aquele que necessita de um banco de dados e de uma linguagem de programação para ser entregue aos seus visitantes. Nesta forma de site, as páginas são geradas pelo servidor a partir de entradas de dados realizadas pelos usuários. Estes usuários podem ser os criadores de conteúdo ou simplesmente os utilizadores do site. Esses sites são indicados para lojas virtuais, sites de notícias, fóruns, redes sociais, blogs e landing pages.
Estes sites podem ser criados com sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, Joomla, Drupal e outros, ou idealizados de forma exclusiva por programadores.
Vantagens
- A atualização pode ser feita sem um profissional;
- Permite a criação de projetos mais complexos;
- Indicado para sites de notícias, blogs ou sites que tenham entradas de dados de visitantes;
- Pode melhorar o posicionamento do site em sistemas de busca.
Desvantagens
- A hospedagem pode ser mais cara;
- Pode ficar mais lento à medida que consome recursos do servidor;
- Se não for criado com um CMS, pode demorar mais tempo para ser desenvolvido;
Site Desktop
É a opção de site criada para rodar apenas no computador. Apesar de hoje estar em desuso, pois a maioria dos desenvolvedores opta por criar sites que sejam consumidos em qualquer tela, é a alternativa mais barata.
Um site nesta categoria pode ser tanto estático quanto dinâmico e, apesar de não ser feito para navegação mobile, ele também pode ser acessado pelo dispositivo, no entanto, não proporciona uma boa experiência do usuário pela falta de adequação dos elementos de layout em relação à tela.
Vantagens
- Desenvolvimento mais rápido, pois o desenvolvedor só pensa para uma plataforma.
- Mais barato, pois não exige otimização para outras telas;
- Apresenta todas as informações do site em qualquer dispositivo.
Desvantagens
- Não é idealizado pensando na experiência do usuário mobile;
- Apesar de poder ser acessado por dispositivos móveis, os elementos não se ajustam à tela: ou eles ficam muito pequenos ou impossíveis de serem acionados;
- Seu desempenho é próprio apenas para computador e seu carregamento pode ser muito lento em tablets e smartphones.
Site Mobile
É o site que está adaptado para funcionar perfeitamente em um dispositivo móvel. Os sites estáticos e dinâmicos podem ser preparados nesse padrão ou não. Sites deste tipo são otimizados para serem usados apenas nessas plataformas e geralmente estão alocados em subdomínios do principal. Por exemplo: o site acessado pelo computador é o seudominio.com.br, mas, quando um usuário acessa esse mesmo site pelo smartphone ou tablet, ele é redirecionado para m.seudominio.com.br.
Vantagens
- Proporciona melhor experiência a usuários de dispositivos móveis;
- Geralmente são mais rápidos;
- Mostram apenas as informações e recursos mais importantes de um site;
- Melhor solução para sites que já existem, mas que não são otimizados para dispositivos móveis.
Desvantagens
- São mais onerosos, pois são um projeto à parte;
- Por ser um novo projeto, exigem mais atenção quanto ao SEO;
Site Responsivo
A diferença do site mobile para o site responsivo é que enquanto um é um projeto separado de um site voltado apenas para usuários de dispositivos móveis, o outro é o mesmo projeto, mas com um layout que tem a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de tela.
Vantagens
- Proporcionam uma boa experiência para os usuários de dispositivo móvel;
- Apresentam o mesmo conteúdo disponível nos sites para desktop;
- São mais baratos;
- A estrutura de SEO é apenas uma, independente do dispositivo do usuário.
Desvantagens
- Requerem conhecimento técnico avançado para implementação;
- Por carregarem o mesmo conteúdo que o site para desktop, podem ser um pouco mais lentos que sites mobile;
Importante: um site estático ou dinâmico pode ser mobile ou responsivo. Isso vai depender se você já tem um site ou de quando tem para investir no projeto.
Bom… espero que você tenha entendido as características das classificações de site e já tenha uma ideia de qual é a mais adequada para o seu negócio.
Se você gostou deste artigo, deixe eu saber: comenta aqui neste artigo, mande uma mensagem pelo formulário da home ou pelas minhas redes sociais. A gente pode trocar muita informação e experiência! 😊
Até a próxima. 😉