Criar um site, independente do grau de instrução de quem o desenvolve, nunca é uma tarefa trivial. É necessário pensar em vários detalhes para lançá-lo. A estrutura de navegação, o layout, a forma como se deseja interagir com o público e os recursos disponíveis para isso.
Eu já mencionei aqui em outro artigo as ferramentas que eu utilizei para montar o Supermetas. Agora, eu quero sugerir outros serviços interessantes que podem ajudar a tirar o seu site do papel. Brevemente, explicarei em outros artigos, como usar cada uma dessas ferramentas.
Criadores de Sites
Os criadores de sites, ou website builders, são recursos interessantes para pequenos projetos ou para quem deseja criar suas primeiras páginas, mas que ainda não pode bancar o custo de um profissional da web. Na verdade, este trata-se de um pró e ao mesmo tempo de um contra, haja vista que as soluções de um profissional são mais definitivas ou com um tempo de vida maior que as de um serviço inicialmente gratuito.
Apesar de existirem diversas ferramentas no mercado com esta característica (Wix, Webnode, Weebly, Gator e outros) e da maioria possuir um plano gratuito, todas esbarram em limitações, seja quanto a recursos seja quanto a personalização.
Sendo assim, resolvi sugerir uma ferramenta gratuita e que se integra perfeitamente com todas as ferramentas de uma das maiores empresas de tecnologia e buscas da atualidade, o Google. Me refiro aqui ao Google Sites.
Com esta ferramenta, você pode criar sites institucionais e até landing pages. E apesar de ter alguns entraves, o serviço é muito simples e você vai precisar de pouquíssimo ou quase nenhum conhecimento técnico para manuseá-lo.
Ferramentas importantes: Widgets
Este termo já é comum para usuários de smartphone e, para quem cria para web, ele também é um velho conhecido. Em ambas as realidades, têm o mesmo significado: são componentes que conferem ao sistema (no nosso caso, aos sites) funcionalidades extras. Dentre essas funções, podemos citar os formulários de contato, campos de previsão de tempo, janelas pop-up, banners animados, sliders, galerias de vídeo e áudio, calendário de eventos e uma infinidade de outros recursos.
Existem inúmeros sites que disponibilizam esses recursos de forma gratuita. E um dos que gosto de citar é o Elfsight. Além de permitir uma personalização muito grande na aparência desses recursos, ele tem mais de 80 ferramentas incríveis para a interação com o usuário. E o melhor: tudo de forma inteiramente gratuita. No entanto, esta versão tem algumas limitações como o limite de 200 visualizações por usuário e a adição de uma etiqueta abaixo dos widgets falando sobre o serviço.
No entanto, vale a pena experimentar a versão gratuita e, caso seu site comece a bombar ou você queira remover a referida etiqueta, basta realizar o upgrade do widget usado ou contratar um plano que atenda melhor as suas necessidades. Para conhecer todos os widgets disponíveis clique aqui.
Se você também quiser saber como instalá-los no seu site, você pode falar comigo aqui que eu posso te ajudar.
E aí? Gostou do artigo?
Deixa seu feedback aqui. Ele é importante pra mim. 😉
Deixe um comentário