Webdesign

User Experience e User Interface Design

User Experience (UX) e User Interface Design (UI) são dois aliados importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto, seja ele um website ou até mesmo um aplicativo. Mas, antes de avançarmos nas explicações dos termos, é importante frisar que a UX e a UI não se limitam apenas a artefatos digitais, pois durante o texto, você que é empreendedor, por exemplo, verifica que pode aplicar seus conceitos por analogia aos seus serviços e produtos, compreendes? Vamos lá!

User Experience (UX)

A User Experience, ou experiência do usuário, está ligada com as sensações provocadas no usuário durante a interação com algum artefato, seja ele digital ou não. Neste sentido, você ou o desenvolvedor precisam estar atentos às reações do público, a fim de tornar satisfatória e marcante a utilização do seu produto.

Mas como ficar atento a isto?

Bom… você precisa ter em mente que seu produto NUNCA estará 100% pronto. Os aprimoramentos sempre podem ser realizados para melhorar a usabilidade do seu usuário. Mas, uma dica que já deixei aqui no Supermetas é, antes do lançamento do seu site, por exemplo, você realizar testes com um grupo de usuários e avaliar como é feita a navegação dentro da sua página. Nestes testes você avalia não somente com perguntas, mas também observando todas as reações da pessoa enquanto ela navega no seu site.

Sei o que você está pensando. Que pode ser oneroso mobilizar um grupo para realizar esses testes. Caso você seja um empresário, você pode solicitar aos seus colaboradores que os realize. Minha sugestão é selecionar vários perfis de usuário com base na sua equipe e executá-los no começo, durante ou no fim do expediente.

No entanto, se você não quiser fazer isso, uma outra dica é se basear nas heurísticas de Nielsen para o desenvolvimento do seu projeto. Neste caso, o webdesigner provavelmente conhecerá alguns recursos padrão baseados nessas premissas para a criação da sua página. Mas lembre-se: seu site ou aplicativo, ou o que for, SEMPRE pode ser aprimorado, pois seu público que vai ser o termômetro para a utilização. Sendo formado por diversas pessoas, com necessidades, desejos e motivações diferentes, a melhoria contínua é inevitável.

User Interface Design (UI)

Englobada no conceito de User Experience, a User Interface Design, ou somente UI, remete ao visual e usabilidade do artefato digital, no nosso caso, do site. A criação de uma UI está diretamente relacionada às pesquisas que mencionamos anteriormente.

Uma coisa importante a frisar nesta etapa do desenvolvimento é a arquitetura do site assim como construir um projeto de design centrado no usuário, onde o profissional de criação deve estar atento a:

  • Identificar os requisitos dos usuários;
  • Sugerir soluções, que se remete a oferecer respostas às dores do público quanto ao serviço ou produto;
  • Apresentar protótipos para teste;
  • E, como citado, realizar os testes com os usuários.

A par dessas informações, espero que fique mais fácil começar ou direcionar o seu projeto com sua equipe.

Deixa sua opinião sobre este artigo aqui ou nas minhas redes sociais! Seu feedback também é importante para eu poder melhorar o que eu te entrego, ok?

Obrigado pela sua participação.
Até a próxima! 😉

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe um comentário

Posts Recentes

O Guia Divertido para Criar Seu Primeiro Site Sem Estresse

Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais

14/09/2023

A Importância do Profissional: Quando Colaborar para um Site Incrível

A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais

12/09/2023

Desvendando os Mistérios dos Sites One-Page: O Caminho para o Sucesso Online

Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais

07/09/2023

Este site utiliza cookies.