Em uma outra publicação aqui no Supermetas, eu falei sobre a importância do e-mail profissional para seu negócio. Sugeri até que ele fosse criado dentro da hospedagem, caso o serviço já tenha sido contratado. Hoje eu vou falar um assunto muito mais interessante para pessoas e microempresas que querem ter esse recurso sem precisar contratar uma hospedagem. Bacana, não é? Então se liga nos próximos parágrafos que eu vou até te ensinar como configurar um deles. 😉
Como criar seu e-mail profissional gratuitamente?
Bom, primeiro você tem que entender que todo serviço gratuito tem suas limitações. Apesar que os serviços que vou listar aqui têm características muito interessantes e valem uma experiência. Outro fator importante é que até para criar seus e-mails profissionais de graça, você ainda vai precisar do seu domínio. Então, se mexe que isso é muito barato, amiguinho: R$ 40,00 anuais!
Então, só para situar você, eu vou falar rapidamente de 3 serviços que oferecem hospedagem de e-mails gratuitamente. Vou me aprofundar em apenas um, o qual vou mostrar passo a passo como criar e configurar um e-mail profissional com seu domínio, ok? Vamos lá?
Zoho Mail
A Zoho é uma companhia indiana que oferece soluções para diversas demandas de uma empresa, desde softwares de escritório até, vejam só, hospedagem gratuita de e-mails corporativos.
Este serviço tem um plano gratuito, mas, caso você opte por ele, saiba que não terá suporte aos protocolos POP3 e IMAP. O que significa que você só poderá acessá-los via navegador. Contudo, isso muda quando você faz upgrade da conta, logicamente.
Características
- E-mail profissional para um domínio;
- Criação de até 5 contas de e-mail, com 5gb cada;
- Pode anexar arquivos de até 25mb;
- Pode usar o webmail em português;
Migadu
O diferencial desta empresa é que, diferente de outras companhias do segmento, ela não cobra por quantidade de contas registradas no serviço. Ela cobra pela quantidade de e-mails enviados.
Características
- Permite a criação de caixas de e-mail ilimitadas sob um domínio;
- Cada conta pode ter 1gb de espaço;
- Pode enviar ou responder apenas 10 mensagens por dia. Em cada e-mail é incluída uma pequena assinatura na parte inferior com os dizeres “Enviado via Migadu”;
- Pode receber quantas mensagens forem necessárias.
Yandex
A Yandex é uma companhia de internet russa que tem inúmeras soluções gratuitas. Ela é muito similar ao Google. A diferença é que ela é o motor de busca mais popular na Rússia e em alguns países vizinhos.
A primeira vez que ouvi falar deste serviço de e-mail foi no site Gerenciando Web, do Gabriel Wohlfart. Com certeza, a diferença deste plano para os outros citados é a robustez. O único contra é que o serviço só está disponível em inglês e russo.
Características
- E-mails personalizados para até 100 domínios;
- Podem ser criados até 1000 e-mails diferentes;
- Espaço em disco ilimitado;
- Recurso de personalização do webmail com o logotipo da sua empresa;
- Utilização livre dos protocolos de POP3 e IMAP.
Eu acho todos os serviços interessantes e cada um pode atender a demandas específicas. Mas dos 3 a Yandex é, na minha opinião, a mais convidativa. E é nela que eu vou te explicar como configurar seu e-mail profissional gratuitamente. 😊
Configurando sua conta Yandex com domínio da sua empresa
Como eu mencionei anteriormente, a Yandex oferece diversos recursos gratuitos para seus usuários. Mas, antes de eu te explicar como configurar o serviço, ATENÇÂO! Este tutorial só deve ser feito se você tiver uma conta e souber mexer na parte de editor de DNS do painel da Registro.br. Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, eu sugiro contratar uma hospedagem ou pedir o auxílio de um profissional para configurar esta parte. Pode pedir pra mim também por aqui, ok? Então vamos lá!
- Crie sua conta na Yandex
Primeiro você deve criar uma conta na Yandex neste link. Você verá um formulário para criação de sua conta. Preencha como mostro na figura a seguir. Se você optar por não usar seu celular para criar sua conta, poderá usar uma pergunta e uma resposta secreta. Ao clicar em “Register”, aceite os termos de uso dos serviços.
- Adicione seu domínio ao painel da Yandex
Depois acesse este link e digite o domínio do seu negócio.
- Domínio inscrito!
Você será redirecionado para a tela na figura a seguir. Perceba que no topo você pode adicionar mais domínios ao seu plano. E logo abaixo existe um campo pedindo a confirmação da propriedade do seu domínio. Clique nele.
- Confirmando a propriedade do domínio
Abrirá uma janela oferecendo 3 opções para fazer a verificação de propriedade do seu domínio: via entradas de DNS, via tag adicionada ao cabeçalho da sua página index (que você ainda não tem porque não criou seu site ainda ) e via upload de um arquivo com um código de verificação informado pela Yandex. Vamos escolher a opção de DNS, pois você ainda não contratou uma hospedagem. *
Copie o código como informa na figura. - Acesse sua conta da Registro.br
Agora, se você tiver uma conta no Registro.br, logue no serviço. Se você tiver mais de um domínio registrado, você verá uma lista com todos eles. Clique no domínio para o qual você deseja criar o e-mail personalizado.
- Acesse o painel de edição DNS do seu domínio
Abrirá um painel com os dados sobre o domínio, exibindo os Ids e nomes do responsável pelo registro, do responsável técnico e do responsável por sua renovação periódica. Logo abaixo você vai encontrar o campo DNS. Clique em “Editar Zona”, conforme mostra a figura.
- Adicione a entrada TXT fornecida pela Yandex
Abrirá um painel onde podem ser gerenciadas entradas de DNS do seu domínio. Você deve clicar em “NOVA ENTRADA”. Você se lembra do código que você copiou no passo 4? Você deve alterar sua entrada de “A” para “TXT” e colar este código no campo sinalizado na imagem. Depois clique em “Adicionar” > “Salvar”.
- Aguarde a propagação de DNS
Agora espere umas duas horas até propagar o DNS. A plataforma da Yandex comunica que pode demorar até 72 horas para essa propagação. Para mim funcionou em duas horas, mas, se para você demorar um pouco mais, não se desespere. Esperado este tempo, retorne ao painel da Yandex e clique em “Check” para o sistema verificar a propriedade do domínio.
- Propriedade de domínio confirmada!
Confirmada sua propriedade, o painel deve ficar como na figura a seguir.
Repare que, além de ser exibida uma mensagem de confirmação abaixo do seu domínio, também surgiu o campo “Mail” no menu à esquerda. Isso significa que a Yandex está habilitada para criar as contas de e-mail que você precisa, no entanto elas ainda não podem enviar e nem receber mensagens. - Preparando seu e-mail para receber e enviar mensagens
Para receber e enviar e-mails, primeiro copie as entradas de DNS que apareceram ao rolar esta mesma página.
- Adicione as novas entradas de DNS no painel do Registro.br
Agora vá para o painel do Registro.br e cole tudo da forma como você colou o primeiro código no campo TXT durante o passo 7. As entradas devem ficar parecidas com as da imagem a seguir. Feito isso, clique em “Salvar” e pode fazer o logout da conta.
- Aguarde a propagação das novas entradas de DNS
Espere mais alguns minutos e retorne ao painel da Yandex. E depois atualize a página de confirmação do domínio. Agora ela deve estar similar a próxima imagem. Se estiver dessa forma, você já pode começar a criar suas contas de e-mail. No menu à esquerda, clique em “Admin tools”.
- Criando suas contas de e-mail ao Yandex
Abrirá uma tela onde será possível criar contas de usuários, equipes de departamentos, atribuir privilégios de administrador a usuários específicos, entre outras funcionalidades. Mas, como nosso foco é a criação de contas de e-mail, você irá até o rodapé da página e clicará no botão “+Add” e em seguida “Add Person”.
- Registrando usuários ao seu domínio na Yandex
Surgirá uma janela modal, dentro da própria página, que conterá um formulário de registro. Nele você deverá preencher os dados do novo usuário, como “Nome”, “Último Nome”, “Data de Nascimento”, “Cargo”, “Login” (que também será o email da conta) e “Senha”. Clique em “Add”.
- E-mail criado!
Sua conta de e-mail foi criada com sucesso! Você verá uma tela como a seguir.
Faça o logout e realize o login novamente com sua nova conta por aqui. Lembre-se que você deve usar os dados de login e senha preenchidos no formulário de registro do passo 13.
Outra coisa importante é que, ao fazer seu primeiro login, você deve visualizar uma mensagem perguntando se você está de acordo com os termos e condições do serviço. Deixe o campo marcado e clique em “Complete Registration”.
Pronto! Seu e-mail já está pronto e operante.
Agora você só precisa adicionar a sua assinatura e começar a trabalhar com sua nova ferramenta. 😊
E então? Gostou deste artigo? Tem alguma sugestão ou dúvida?
Você pode falar comigo nas redes sociais ou clicando aqui.
Até a próxima! 😉
Fonte sobre as empresas: The Robot
Imagem destacada: Reprodução da Internet
Muito legal.
Não conhecia o MIGADU
Nossa! Recebi um comentário do Gabriel Wohlfart! Eu to muito feliz! ^^
Eu não consegui testar com profundidade o serviço, Gabriel. Confesso! Acho que foi porque fiquei muito empolgado com as possibilidades das ferramentas da Yandex ^^’