Webdesign

Criando um site com ferramentas gratuitas

Não só é possível, como o próprio Supermetas foi construído com ferramentas gratuitas. Mas é claro que também não é uma coisa simples. É preciso estudo e testes! Eles nunca serão demais quando falarmos de desenvolvimento para web. Mas, sem perder muito tempo, vou listar as ferramentas gratuitas que foram usadas aqui no site.

  • WordPress (sistema de gerenciamento de conteúdo);
  • Imagens destacadas (Banco de imagens Freepik);
  • Tema gratuito para WordPress, Rife;
  • Construtor Elementor (versão gratuita);
  • Plugin de formulário de contato, Contact Form 7;

Esses recursos acima podem ser utilizados sem custo algum, bastando apenas dar os créditos aos autores. Algumas vezes, os autores nem requerem essa menção, mas eu recomendo realizá-la por ser uma boa prática.

Ferramentas Avançadas

Para a construção da página também foi utilizada uma fonte do Google Fonts, a Muli. Com ela, eu criei inclusive a marca do Supermetas. Eu fiz essa escolha tipográfica por conta da variação de peso da fonte. Com ela consigo enfatizar partes importantes de textos e outros elementos gráficos sem utilizar mais de uma fonte. Como já até disse aqui, usar poucas famílias de fontes para seus projetos é bom para manter a unidade na identidade visual.

Outras ferramentas que usei também, que não tiveram custos extras, foram:

  • o CSS, o Javascript – para estilização
  • e o Mautic para automação de marketing e captura de leads.

Claro que essas partes requerem um pouco de conhecimento técnico, mas um pouco de estudo ajuda a implementá-las. No caso do Mautic, é necessário muito estudo e cuidado na preparação do servidor, mas, o curso do Gerenciando Web é um aliado fundamental para esta tarefa. Eu, por exemplo, só consegui montar meu sistema com a ajuda das aulas desse site.

Neste artigo eu não disse como criei o site, mas contei as ferramentas que utilizei para tal. Nas próximas publicações, vou dar dicas de como usar esses recursos.

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe um comentário

Posts Recentes

O Guia Divertido para Criar Seu Primeiro Site Sem Estresse

Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais

14/09/2023

A Importância do Profissional: Quando Colaborar para um Site Incrível

A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais

12/09/2023

Desvendando os Mistérios dos Sites One-Page: O Caminho para o Sucesso Online

Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais

07/09/2023

Este site utiliza cookies.