Webdesign

Qual o melhor tipo de site para o meu negócio?

Em resumo, a resposta a esta pergunta do título é: o melhor tipo de site é o que atenda seu público de forma rápida e satisfatória. Como assim? Bom… no outro artigo eu expliquei as classificações de sites. Conhecer essas classificações serve para você saber em qual delas seu negócio se situa e como você pode planejar seu investimento para colocar seu projeto no ar.

Considerando que você já leu o último artigo, eu vou começar explicando os tipos de sites e suas funções. Se você não fez isso ainda, clique aqui e conheça as principais classificações de sites quanto a estrutura e a forma de entrega de dados.  

Sites Institucionais

São o modelo básico de site para qualquer negócio que queira estabelecer presença na internet. Tradicionalmente são divididos em 5 páginas estáticas:

  1. Principal – Geralmente exibe um resumo de todo o site divido em seções.
  2. Quem somos ou Sobre Nós – Apresenta a história, missão e valores da empresa. Tem sites que também mostram os membros da equipe.
  3. Serviços – Explica todos os serviços prestados pela empresa
  4. Nossa empresa ou Localização – Exibe informações sobre o espaço físico da empresa, com fotos e textos.
  5. Contato – Mostra um mapa e um texto com a localização da empresa. Pode conter também um formulário para interação com os visitantes.

Estes sites podem ser elaborados apenas com HTML, CSS e Javascript. A parte mais trabalhosa fica somente pelo processamento de dados devido ao formulário de contato. Neste caso, basta o profissional elaborar uma página dinâmica para processar os dados submetidos pelo formulário ou o proprietário da página pode descartar o uso de formulários e apenas colocar seu telefone e e-mail de contato.

Apesar de essa ser a estrutura padrão, muitos sites institucionais têm incluído uma página de blog justamente por conta do rankeamento proporcionado pelos mecanismos de busca. Se você tiver como investir em produção de conteúdo, essa é uma boa estratégia para atrair visitantes ao seu site de forma orgânica.

Lojas Virtuais

As lojas virtuais dependem de um sistema de gerenciamento de conteúdo, por conta de controle de clientes e produtos.

É interessante utilizar um blog para gerar tráfego orgânico para sua loja e atrair o seu público de interesse.

Site One Page

São sites que dispõem todas as suas informações na página inicial da homepage. Para tanto, esta página divide-se em seções. Podem ser a saída mais barata para sites institucionais que desejam passar todo conteúdo pertinente aos seus clientes de forma rápida.

Portais

São sites dinâmicos que geram muitas páginas durante todo o dia e estas são distribuídas em zonas de interesse. Normalmente, projetos assim são os sites de notícias, que englobam editorias de diversos assuntos, como saúde, moda, esporte etc.

Blogs

Blogs também são sites dinâmicos e podem estruturar seu conteúdo em categorias de assuntos, no entanto, este tipo de site tem um aspecto mais informal ou busca promover a aproximação de uma marca em relação aos seus usuários de interesse.

Hotsites

São sites elaborados para alguma ação de uma empresa ou instituição. Normalmente têm tempo de vida limitado e funcionam apenas durante o período da realização de uma campanha publicitária ou de marketing.

Landing Pages

São páginas elaboradas com foco na captação de clientes em potencial, os leads. Nestas páginas são apresentados produtos ou serviços para o público-alvo. Este público geralmente preenche um formulário fornecendo seus dados de contato em troca de algum conteúdo gratuito. A partir daí, esses usuários são alimentados com marketing de conteúdo o que, com o tempo ou o material entregue, podem ser convertidos em clientes ou não.

E aí? Já sabe qual o melhor tipo de site para seus objetivos? Ou você acha que esqueci de citar algum? Me manda um feedback aqui ou nas minhas redes sociais.

Até a próxima! 😉

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe um comentário

Posts Recentes

O Guia Divertido para Criar Seu Primeiro Site Sem Estresse

Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais

14/09/2023

A Importância do Profissional: Quando Colaborar para um Site Incrível

A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais

12/09/2023

Desvendando os Mistérios dos Sites One-Page: O Caminho para o Sucesso Online

Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais

07/09/2023

Este site utiliza cookies.