Webdesign

Top 6 Extensões Chrome para Webdesigners

Eu venho falado bastante de teorias sobre internet, desde design para sites até conceitos semânticos da web. Mas hoje vou voltar um pouco às raízes do Supermetas e sugerir 6 extensões gratuitas para o Chrome que podem auxiliar no desenvolvimento do seu projeto.

“Ah, mas porque só o Chrome?”

A escolha do Chrome é simples: hoje ele é um dos browsers mais utilizados no mundo. Sem contar que muitos softwares de navegação têm recorrido ao mesmo código criado pelo Google para desenvolver seus próprios projetos. O Microsoft Edge Beta é um exemplo.

Mas vamos ao que interessa agora: as extensões!

Window Resizer

Window Resizer é uma ferramenta útil para visualizar o layout do site em tamanhos de telas diferentes. Quem já desenvolve, já está ciente da existência do inspetor de código do Chrome. No entanto, este recurso garante mais velocidade aos testes, bastando ao desenvolvedor clicar nos atalhos acoplados à extensão para adaptar o site a visualização de cada tela.

Site Palette

Este recurso é muito bom para obter a paleta de cores que foram referência para a criação de uma página. Por exemplo, se durante a navegação de um site você considerar a combinação de cores usada interessante, basta clicar no ícone da extensão que ela automaticamente captura todas as cores impressas na tela. Depois basta copiar os códigos informados para seu programa de edição preferido.

CSS-Shack

Para usuários mais avançados, o CSS-Shack é muito útil na criação de folhas de estilo para desenvolvimento do layout de uma página.  Na falta de uma IDE, como o Dreamweaver, por exemplo, essa é uma ferramenta muito boa.

WhatFont

Esta ferramenta é muito útil para descobrir as fontes utilizadas em determinado site. Normalmente para fazer isso, quem é desenvolvedor precisa recorrer ao inspetor de códigos. Com ela, basta passar o cursor do mouse por cima do texto com a fonte que te interessa. Junto ao cursor é exibido uma caixa informando o nome da fonte usada.

ColorZilla

A ColorZilla nada mais é que um conta-gotas no estilo Photoshop. Com ela você pode selecionar qualquer elemento de uma página e descobrir sua configuração de cores. Diferente do Site Palette, que scaneia as informações visuais de uma página, o ColorZilla atua apenas sobre objetos clicados.

Search StackOverflow

Esta ferramenta é um recurso importante para desenvolvedores encontrarem soluções para qualquer problema nos seus próprios projetos. Com ela é adicionado um campo de busca no Chrome que permite o acesso ao StackOverflow, uma das maiores comunidades online do mundo a respeito de desenvolvimento para web.

Bônus: Loom

A extensão Loom não é necessariamente para web designers, mas para todo aquele que deseja gravar um vídeo da tela do seu desktop. É uma ferramenta muito útil para criação de tutoriais ou explicar projetos de uma forma mais didática. A ferramenta vem em duas versões: gratuita e paga (a partir de 5 dólares mensais).

Gostou dessas sugestões? Precisa de outras? Espero que estas extensões te auxiliem no seu trabalho. Comenta aqui que eu quero saber!

Até a próxima. 😉

Klayton Georgio

Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe um comentário

Posts Recentes

O Guia Divertido para Criar Seu Primeiro Site Sem Estresse

Você já se perguntou como criar um site incrível, mas a ideia de lidar com… Leia mais

14/09/2023

A Importância do Profissional: Quando Colaborar para um Site Incrível

A jornada de criar um site pode ser empolgante, mas também desafiadora. Hoje, exploraremos como… Leia mais

12/09/2023

Desvendando os Mistérios dos Sites One-Page: O Caminho para o Sucesso Online

Olá! Estamos de volta com muitas novidades. Ficamos um pouco ausentes, mas agora estamos cheios… Leia mais

07/09/2023

Este site utiliza cookies.