Uma das primeiras coisas que se pensa ao elaborar a ideia de um site, se não for a primeira, é o domínio. O domínio é o nome do endereço em que uma marca ou pessoa armazena e disponibiliza informações na internet por meio de um servidor. Como mencionamos na última postagem aqui no Supermetas, é o caminho memorizável do seu site, caso contrário, os endereços seriam disponibilizados via IP. Nada prático, não concorda?
Outra coisa que você precisa entender é que todo domínio é único. Portanto, não existem dois domínios iguais. Podem existir dois domínios com o mesmo nome, mas extensões diferentes. Mas eu estou me adiantando, pois vou falar disso mais na frente.
Hoje, para evitar este tipo de conflito, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é a entidade responsável pela supervisão da distribuição dos identificadores técnicos e de nomes de domínio internacionais. No Brasil, essa administração é realizada pela Registro.br, que cuida dos domínios terminados com “.br”.
Como é o reconhecimento de um domínio?
Quando você tiver um site, vai descobrir que pode mudar de hospedagem. Isso é comum e mesmo que não tenha sido você quem registrou seu domínio, mas a empresa que hospeda seu site, você pode realocá-lo em um servidor mais potente, ou mais barato, ou de acordo com a sua demanda.
Para fazer essa migração, primeiro é necessário que você tenha os números de DNS, que são os canais que informarão aos navegadores onde os arquivos do seu site estão alocados.
Forma dos Domínios
O domínio é composto por 3 partes: o nome, a extensão e o código do país. As duas primeiras são obrigatórias, enquanto o código do país não (Fig. 1).
Nome
O nome é a parte mais flexível do domínio. E é onde o usuário tem liberdade para usar a criatividade, contanto que ela respeite algumas regras, como:
- Deve ter no mínimo 26 caracteres.
- Não deve conter acentos. Apesar de domínios nacionais permitirem, não é aconselhável já que alguns servidores de e-mail não suportam.
- Não iniciar ou finalizar o nome com hífen.
Extensão
Também conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain), a extensão é a parte do domínio que vem depois do nome e especifica o segmento de atuação do responsável pelo domínio ou a área de assuntos que serão tratados no site. Pode ser formada por 3 letras e usada em qualquer localidade.
Alguns exemplos de extensões são: .com, org, .net, .gov, .info entre outras.
Código do País
A ccTLD (Country Code Top-Level Domain) é a parte final da composição de um domínio, podendo ser incluída ou não, dependendo da nacionalidade e intenção de abrangência do responsável pelo registro.
Como registrar domínios
Existem duas formas de registrar um domínio:
- Com o auxílio da hospedagem onde serão alocados os arquivos do seu site.
- Direto na entidade que gerencia o controle desses domínios, no nosso caso, a Registro.br.
Se você for leigo, a primeira opção é a mais recomendada. Nela o provedor da hospedagem fica encarregado de informar ao Registro.br onde estão armazenados os arquivos do seu site. Para isso, ele utiliza os números de DNS e os atribui ao seu domínio.
Na segunda opção, isso se você já for experiente, essa alteração pode ser feita por conta própria, bastando ao usuário informar os números de DNS da nova hospedagem. Mas para executar essa ação, você deve ter uma conta no site da Registro.br. E eu só recomendo operar esse painel se você souber o que está fazendo, ok?
Bom… queria escrever algo curtinho, mas acabei me empolgando XD
E então? Você quer saber um pouco mais sobre o assunto ou não entendeu alguma parte do que eu escrevi aqui? Comenta que eu quero saber!
Também estou atento a qualquer sugestão de pauta, ok? Você pode mandá-las por aqui ou para o e-mail contato@supermetas.com.br.
Enquanto isso, até a próxima! 😉
Fonte: Blog da Hostgator
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