Supermetas
  • Home
  • Sobre o Autor
  • Nosso Papo
  • Blog
  • Contato
23/01/2020 por Klayton Georgio
Domínios

Domínios: O que você precisa saber?

Domínios: O que você precisa saber?
23/01/2020 por Klayton Georgio
Domínios

Uma das primeiras coisas que se pensa ao elaborar a ideia de um site, se não for a primeira, é o domínio.  O domínio é o nome do endereço em que uma marca ou pessoa armazena e disponibiliza informações na internet por meio de um servidor. Como mencionamos na última postagem aqui no Supermetas, é o caminho memorizável do seu site, caso contrário, os endereços seriam disponibilizados via IP. Nada prático, não concorda?

Outra coisa que você precisa entender é que todo domínio é único. Portanto, não existem dois domínios iguais. Podem existir dois domínios com o mesmo nome, mas extensões diferentes. Mas eu estou me adiantando, pois vou falar disso mais na frente.

Hoje, para evitar este tipo de conflito, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é a entidade responsável pela supervisão da distribuição dos identificadores técnicos e de nomes de domínio internacionais. No Brasil, essa administração é realizada pela Registro.br, que cuida dos domínios terminados com “.br”.

Como é o reconhecimento de um domínio?

Quando você tiver um site, vai descobrir que pode mudar de hospedagem. Isso é comum e mesmo que não tenha sido você quem registrou seu domínio, mas a empresa que hospeda seu site, você pode realocá-lo em um servidor mais potente, ou mais barato, ou de acordo com a sua demanda.

Para fazer essa migração, primeiro é necessário que você tenha os números de DNS, que são o canal que informarão aos navegadores onde os arquivos do seu site estão alocados.

Forma dos Domínios

O domínio é composto por 3 partes: o nome, a extensão e o código do país. As duas primeiras são obrigatórias, enquanto o código do país não (Fig. 1).

Domínios
Fig. 1 – Anatomia de um domínio

Nome

O nome é a parte mais flexível do domínio. E é onde o usuário tem liberdade para usar a criatividade, contanto que ela respeite algumas regras, como:

  • Deve ter no mínimo 26 caracteres.
  • Não deve conter acentos. Apesar de domínios nacionais permitirem, não é aconselhável já que alguns servidores de e-mail não suportam.
  • Não iniciar ou finalizar o nome com hífen.

Extensão

Também conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain), a extensão é a parte do domínio que vem depois do nome e especifica o segmento de atuação do responsável pelo domínio ou a área de assuntos que serão tratados no site. Pode ser formada por 3 letras e usada em qualquer localidade.

Alguns exemplos de extensões são: .com, org, .net, .gov, .info entre outras.

Código do País

A ccTLD (Country Code Top-Level Domain) é a parte final da composição de um domínio, podendo ser incluída ou não, dependendo da nacionalidade e intenção de abrangência do responsável pelo registro.

Como registrar domínios

Existem duas formas de registrar um domínio:

  1. Com o auxílio da hospedagem onde serão alocados os arquivos do seu site.
  2. Direto na entidade que gerencia o controle desses domínios, no nosso caso, a Registro.br.

Se você for leigo, a primeira opção é a mais recomendada. Nela o provedor da hospedagem fica encarregado de informar ao Registro.br onde estão armazenados os arquivos do seu site. Para isso, ele utiliza os números de DNS e os atribui ao seu domínio.

Na segunda opção, isso se você já for experiente, essa alteração pode ser feita por conta própria, bastando ao usuário informar os números de DNS da nova hospedagem. Mas para executar essa ação, você deve ter uma conta no site da Registro.br. E eu só recomendo operar esse painel se você souber o que está fazendo, ok?

Bom… queria escrever algo curtinho, mas acabei me empolgando XD

E então? Você quer saber um pouco mais sobre o assunto ou não entendeu alguma parte do que eu escrevi aqui? Comenta que eu quero saber!

Também estou atento a qualquer sugestão de pauta, ok? Você pode mandá-las por aqui ou para o e-mail [email protected].

Enquanto isso, até a próxima! 😉

Fonte: Blog da Hostgator

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)

DNS extensão de domínio registro de domínios

Artigo anteriorConheça a diferença entre hospedagem e domínioDiferença entre hospedagem e domínioPróximo artigo Por que não ter um e-mail profissional faz você perder credibilidade?e-mail profissional
Klayton Georgio(https://supermetas.com.br)
Olá! Meu nome é Klayton Georgio, tenho 31 anos, sou formado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo. Tenho conhecimento e prática em WebDesign, além de ser especialista em Design Digital. Já trabalhei em agências de publicidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e hoje sou sócio na Editora Comunicação, onde sou Diretor de Arte.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Klayton Georgio

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1.745 outros assinantes

Cursos que Indico

Quer desenvolver seus conhecimentos, seja você um designer, jornalista ou empreendedor? Eu me interesso muito por essas áreas e vivo fazendo cursos sobre esses temas. Se quiser conhecer alguns que eu já fiz, clique aqui e confira na barra oculta. 😉

Sobre o Projeto

O SUPERMETAS nasceu com o intuito de ajudar quem quer montar seu site na internet, mas que ainda não pode investir na contratação de um profissional. Para tanto, eu dou dicas básicas de design, registro de domínios e manutenção de hospedagem.

Recursos do Site

Hospedagem: Editora Comunicação

Plataforma: WordPress

Tema: Rife By Apollo13

Um pouco de CSS extra ^^’

Últimas Publicações

Criando um site com ferramentas gratuitas02/04/2020
O que ainda vamos falar no Supermetas?31/03/2020
3 bancos de imagens gratuitas para seus projetos online26/03/2020
Site mantido por Editora Comunicação (EdiCom)

Cursos para Iniciantes em Designer Gráfico

Separei aqui alguns cursos que eu já fiz e indico para quem está iniciando no mundo do design.

  • DG PRO
  • Profissão Criativo

Cursos de Design para Jornalistas

Aos meus colegas jornalistas também separei alguns cursos de design para nossa área

  • Diagramação para jornalistas
  • Photoshop para Jornalistas

Cursos para Empreendedores

Além de conferir o conteúdo aqui do Supermetas, você pode fazer esse curso que eu super recomendo.

  • Design Gráfico para Empresários

Cursos de Marketing Digital

Eu já fiz vários cursos do Gabriel Wohlfart sobre Mkt Digital e recomendo. O o suporte é excelente e a mensalidade é super em conta. Detalhe: você pode testar todos os planos por 7 dias!

  • Gerenciando Web Academy
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.